7 passos para um controle de estoque laboratorial eficiente


Como já vimos em nosso guia prático com dicas para administrar laboratórios de prótese, ter um bom controle de estoque é fundamental para manter a sua lucratividade, levando em consideração ainda que em tempos de crise econômica, o desperdício deve ser evitado ao máximo. Pensando nisso, separamos 7 dicas para você fazer um controle de estoque eficiente, focando na otimização de processos.


É fundamental contar com profissionais de confiança e qualificados para ajudar nessa tarefa tão importante. Afinal, nenhum empreendedor quer ver seu investimento indo por água abaixo. Vamos as 7 dicas para ter um controle de estoque eficiente:


Organização

O primeiro passo é fazer a organização dos produtos, para que sejam facilmente encontrados e retirados. Selecione os tipos de produtos e identifique as prateleiras, crie endereços de armazenamento e identifique com etiquetas, logo no recebimento.


Fluxo de entradas e saídas

Todas as movimentações do estoque devem ser registradas no exato momento de entrada ou de saída, resumindo, nada entra ou sai do estoque sem que essa movimentação seja registrada.


Implante procedimentos para controle

Além de registrar todas as movimentações de entrada e saída de estoque, é importante que sejam feitos procedimentos de checagem e conferência, uma vez que falando de controle de estoque, envolvemos softwares e pessoas e é claro que erros podem acontecer, por isso um procedimento de checagem e controle minimizaria o acontecimento de erros.


Sempre contabilize o inventário

Depois de todos os procedimentos, é preciso que sejam realizados inventários periódicos para a verificação e eficácia de controle e eventuais ajustes.


Capacite os colaboradores

Se os profissionais que dividem o dia a dia com você não estiverem comprometidos, nem mesmo o melhor sistema de gestão do mundo vai garantir o controle do estoque com precisão. Qualquer falta de atenção pode resultar em algum item a mais que não será registrada no sistema.


Integre a operação

Os funcionários precisam entender que qualquer informação recebida no controle de entrada é a mesma que será utilizada por todos os funcionários, para o planejamento de estoque e compras de materiais que, possivelmente, venham faltar.


Automatize os processos

Fornecer dados para inúmeras planilhas, fichas ou sistemas manuais de controle, além de um risco enorme de erros, geram muito trabalho, e acabam perdendo muito tempo com o controle ao invés de direcionar o trabalho a outras questões relevantes. Por isso, um sistema de gestão integrado é imprescindível, por mais simples que seja, irá fazer toda a diferença!

Urgtec Software para Protéticos

© 2020  copyrights by Urgtec LTDA

Parceiros

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Rua Jaguaré, 91 - Jaguaré - São Paulo - SP

05344-030

0800-878-0045 | 11 3297-9600