Urgtec Software para Protéticos

© 2020  copyrights by Urgtec LTDA

Parceiros

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Rua Jaguaré, 91 - Jaguaré - São Paulo - SP

05344-030

0800-878-0045 | 11 3297-9600

  • Urgtec

A importância da manutenção das ferramentas e equipamentos do laboratório


As ferramentas são essenciais para o trabalho do TPD, sejam elas manuais ou elétricas e automatizadas, no caso de impressoras 3D, fresadoras e CNCs. É com elas que os modelos serão criados e devolvem sorrisos para os pacientes. Claro que as ferramentas em si, não fazem o trabalho sozinhas, depende muito da habilidade de quem as está manipulando. E é exatamente sobre isso que este artigo trata.


Manter as ferramentas em ordem, sempre revisadas, afiadas, limpas e corretamente higienizadas. Os motivos parecem bem óbvios, mas na realidade um trabalho feito com ferramentas desgastadas e sem a manutenção correta pode acarretar muita dor de cabeça.


O uso de brocas sem a afiação correta ou muito desbastadas em fresadoras, pode até acarretar em um trabalho bonito de se ver a olho nu, entretanto, aproximando essa peça num microscópio, é possível observar microfissuras na cerâmica, que são, justamente, causadas pelo desgaste excessivo na broca. E sim, as chances de fratura em cerâmicas são significativamente altas.


Além do risco de fraturas, existe outro problema também bastante preocupante: a produtividade. Com ferramental incorreto e bastante desgastado, o tempo usado para a confecção é bem superior também. Por isso, tire algum tempo semanalmente e cuide dos teus equipamentos, a otimização do trabalho será muito satisfatória, invista em ferramental de procedência e qualidade reconhecida, converse com outros protéticos e saiba das experiências com determinadas marcas e modelos,esse hábito só vai trazer benefícios.