Urgtec Software para Protéticos

© 2020  copyrights by Urgtec LTDA

Parceiros

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Rua Jaguaré, 91 - Jaguaré - São Paulo - SP

05344-030

0800-878-0045 | 11 3297-9600

  • Carla Pazin

Como trabalhar com comissões no meu laboratório?

Cada empresa tem a liberdade para pagar seus colaboradores da maneira que julgar mais conveniente para que não feche o mês no vermelho, podendo ser comissão, fixo ou misto. Neste artigo vamos mostrar quais as vantagens de se comissionar o colaborador.

Quando um colaborador recebe comissão, é bem provável que aconteça um aumenta da produção, em busca de resultados, isso acontece porque o colaborador passa a acreditar que sua remuneração está ligada ao rendimento. Uma vez que existe uma remuneração melhor e o alcance de metas, os colaboradores passam a ter uma maior motivação para trabalhar, em outras palavras: quanto mais o colaborador produzir, mais ele irá receber.

Cabe ao gestor do laboratório escolher o melhor tipo de comissão, a que mais motive a equipe e gere melhores resultados:


Comissão com percentual fixo por produção.

É o tipo de comissão amplamente adotado, onde o colaborador recebe por produção, ou seja: por peça produzida. A vantagem aqui é que o gestor consegue ter um controle preciso do que é produzido por cada um dos colaboradores.


Comissão por margem de lucro

Levar em consideração toda a lucratividade da empresa e implementar uma comissão de produção com base na margem de lucro. P cálculo é realizado sobre a margem de lucro e não sobre o valor de venda do produto.


Comissão em função do faturamento

A remuneração é feita com base no valor total que a empresa recebeu no mês anterior.


Comissão de vendas em função de recebimentos

Nesse caso, o funcionário recebe apenas quando o dinheiro entrar no caixa da empresa, assim se a venda é realizada a prazo, o colaborador recebe apenas quando as parcelas entram no caixa. A vantagem aqui é um melhor controle do fluxo de caixa.


O erro de muitos gestores é estabelecer um programa de comissionamento sem levar em consideração o limite que a empresa pode oferecer, o que se torna muito perigoso quando as comissões não são bem administradas ou acompanhadas. O comissionamento deve levar em conta os bons funcionários, a quantidade e a qualidade do que se é produzido.

E o mais importante é automatizar os cálculos para evitar erros, um bom sistema de gerenciamento de laboratório é fundamental para que o gestor acompanhe os pedidos, os serviços e calcular automaticamente o valor das comissões.