Urgtec Software para Protéticos

© 2020  copyrights by Urgtec LTDA

Parceiros

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Rua Jaguaré, 91 - Jaguaré - São Paulo - SP

05344-030

0800-878-0045 | 11 3297-9600

  • Urgtec

Como um protético deve calcular o preço de seus serviços?


Poucos laboratórios sabem calcular o preço de seus serviços. Como uma empresa, o objetivo principal obviamente é gerar lucro, portanto a competitividade mercadológica exige que se tenha a disposição informações precisas para tomar a decisão correta.


Inicialmente é preciso entender o que será o custo variável e custo fixo, tendo em mente que o preço final do serviço será: custo variável + custo fixo + lucro


O custo variável seriam: materiais, imposto de renda, comissão, terceirização e etc. Ou seja, custos que tenham maior probabilidade de variar em um curto período. Custo fixo engloba valores como salário de funcionários, água, luz e aluguel de espaço por exemplo. Mesmo possuindo possíveis variações no custo fixo é interessante deixar uma média arredondada para itens compreendidos nessa tabela, assim facilitando o cálculo geral.


É de extrema importância ter uma ideia do preço de concorrentes, para saber se posicionar dentro da competição de mercado. Mesmo caso o lucro inicial não seja dos maiores, é interessante se mostrar para os clientes como uma alternativa boa e dentro da realidade de preços. Optar por oferecer um preço com pouca margem de lucro também pode se mostrar como uma estratégia arriscada pois caso seu produto não se diferencie dos demais pela qualidade poderá render prejuízos irreversíveis. Escolher sempre por qualidade e um preço justo, dentro da realidade. Cobrar o preço errado pode significar perda e consequentemente a falência do negócio. Planejamento financeiro é um dos principais pilares para o sucesso de um empreendimento!


Em resumo, o preço de venda deve ser suficiente para cobrir todos os custos que o laboratório tem com confecção e venda de peças e ao final do mês ainda ter uma margem de lucro sobre o montante e assim expandir o laboratório. Aliado a estratégia de precificação também é de pensar se é interessante possuir mais de uma lista de preço, as formas de pagamento e possíveis descontos.