O desenho do sorriso

Os desenhos são importantes para uma melhor visualização e diagnóstico de problemas, encontrar possíveis soluções e orientar a relação da equipe com o paciente.
Para isso acontecer, demanda conhecimento e habilidades, caso não exista, o desenho sempre será um desenho e nunca sairá do papel. A função do desenho é ser transformado em realidade.
O objetivo é integrar o sorriso ao rosto e, não apenas, ser um ceramista. É preciso treinar o cérebro para enxergar além do óbvio, fazer uma análise facial e criar sorriso harmoniosos, que se integrem com o rosto.
Independentemente de serem utilizados protocolos analógicos ou digitais, a chave é a capacidade de visualizar referências faciais para desenvolver um projeto orientado de acordo com o desenho facial.
Para um designer de sorriso, não importa se o caso é uma resina composta simples direta ou uma faceta; uma reabilitação complexa; uma prótese total; ou até mesmo um caso ortodôntico complexo ou ortognático. O processo é sempre o mesmo.
O melhor exercício é praticar o design em pacientes. Normalmente, dentistas e técnicos com experiência em próteses dentárias são naturalmente os melhores designers de sorriso pois estão acostumados a trabalhar com pacientes que não têm referências intraorais, então, a única referência para ser seguida é o rosto.