O valor do Protético Dentário

O Técnico em Prótese Dentária é um dos principais membros que compõe a ramificação de profissões odontológicas, pois é na mão deles que a matéria prima é trabalhada. É o protético que garante a qualidade do produto que será usado, no paciente, pelo dentista.
Mas atenção, assim como todo setor profissional, o Protético é regido por norma. De acordo com a Lei nº6.710, correlatada com a profissão, apresenta as mais diversas competências do Técnicos em Prótese Dentária, sendo as mais importantes listadas abaixo:
É proibido ao protético prestar assistência direta a pacientes;
É proibido ao protético manter, em sua oficina, equipamento e instrumental específico de consultório dentário;
Compete ao Técnico em Prótese Dentária executar as partes mecânicas dos trabalhos odontológicos e ser responsável pelo cumprimento das legislações legais que o regem;
Ser responsável pelo treinamento de auxiliares e serventes do laboratório de prótese odontológica;
É proibido ao protético fazer propagandas de seu serviço ao público.
O exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica é considerada Crime contra a Saúde Pública.
O desrespeito da lei responsabilizará criminalmente o indivíduo.
Além de toda a legislação a ser seguida, o protético deve se atentar à comunicação com seu cliente, que segundo Luís Costa, Presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária: “falta melhorar a comunicação entre os profissionais. Todos têm a ganhar com uma comunicação fluida, aberta e no respeito pelas competências de cada um”.
Veja a solução que oferecemos para a vida do Técnico em Prótese Dental no nosso artigo A Importância da Implementação de Software de Gestão no seu Laboratório