Planejamento financeiro: você está fazendo direito?


Chegou o momento de falarmos sobre aquele assunto “chato”, mas que é muito importante na rotina de qualquer empresa: as finanças! Muitos sentem até arrepios ao falar do tema e, se esse for o seu caso, é melhor abandonar agora mesmo esse medo e entender o máximo que puder sobre o financeiro da sua empresa.


Um bom começo é saber exatamente como fazer um planejamento financeiro para o negócio. Afinal, esse é o pontapé que cria a base para que você possa crescer com a sua empresa sem dores de cabeça. Quer saber se está fazendo um planejamento certo no seu negócio? Então você não pode perder o post de hoje!


A seguir, vamos mostrar alguns erros que você deve evitar ao máximo durante o planejamento financeiro da empresa. Dá uma olhada!


Não utilizar a tecnologia


Não é mais novidade para ninguém: a tecnologia veio para ficar! Prova disso é que até mesmo pequenos negócios, como bancas de jornal ou quiosques de rua, por exemplo, fazem uso de sistemas para controlar finanças, estoques e até mesmo alguns processos internos.


Uma boa dica é contar com um sistema de controle financeiro. Estamos falando de softwares e aplicativos que possuem funções de monitoramento das finanças, como a gestão dos fluxos de caixa, o acompanhamento dos resultados por meio de indicadores de desempenho e o controle de estoques do negócio.


Não avaliar o ambiente interno e externo


Alguns empreendedores preferem lidar apenas com as informações obtidas pela própria empresa, como a avaliação do fluxo de caixa, por exemplo. Outros preferem apenas olhar o jornal, ou seja, descobrir como o mercado está funcionando.


Contudo, tanto a avaliação interna, quanto a externa, são fundamentais para fazer um planejamento financeiro preciso no seu negócio. Assim, você sabe exatamente qual a situação da sua empresa e tem mais indicadores que o ajudem a definir o caminho a ser seguido.


Não definir investimentos


A empresa pode até dar lucro, mas será que você está pensando no futuro? É muito importante pensar em investimentos no seu negócio, pois é assim que você desenvolve a empresa e estabelece o que pretende alcançar.


Será que o ideal no momento é investir em marketing? Quem sabe adotar novas tecnologias para o negócio? Pode ser, ainda, que esse seja o momento certo para abrir uma nova filial. Independentemente do tipo de investimento escolhido, isso é fundamental para que a sua empresa possa realmente crescer e ter sucesso.


Não planejar empréstimos


Ok, quando sua empresa consegue aquela “gordurinha extra”, é interessante realizar investimentos, mas e quando falta dinheiro para dar aquele passo a mais? Os empréstimos são sempre uma opção, não é verdade? Todavia, não devemos adquirir empréstimos sem planejamento.


Por isso, nossa última dica sobre o planejamento financeiro do seu negócio é a avaliação cuidadosa de cada empréstimo contratado. É muito importante que esse tipo de situação só aconteça quando a empresa pretenda obter um retorno maior no longo prazo ou quando tem, de fato, condições para o pagamento disponíveis.


Em resumo, para realizar um bom planejamento financeiro na empresa, é preciso conciliar tecnologia, processos, monitoramento e, é claro, planejamento. Esses são os pilares para uma boa administração de empresas e, portanto, também deve ser aplicados quando consideramos departamentos específicos do negócio, como as finanças.

Urgtec Software para Protéticos

© 2020  copyrights by Urgtec LTDA

Parceiros

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Rua Jaguaré, 91 - Jaguaré - São Paulo - SP

05344-030

0800-878-0045 | 11 3297-9600