Seu laboratório oferece a segurança necessária para seus funcionários?

Todo ambiente deve fornecer segurança para seus funcionários, mas como garantir a segurança no seu laboratório? Existem 3 principais pontos que devem ser levados em consideração para manter seu laboratório seguro.
Mesmo que sejam laboratórios de diferentes funcionalidades e tamanhos, os pontos se mantém importantes.
1. Quais os ricos do seu trabalho?
É necessário que todo laboratório tenha um mapa de riscos, informando quais áreas são mais propícias a acontecer acidentes. Na maioria das vezes o método mais utilizado é utilizar uma planta baixa simplificada e marca-la com círculos coloridos, representando os riscos, facilitando a elaboração de medidas preventivas.
Existem vários tipos de riscos: Biológicos, Químicos, Ergonômicos e Físicos que devem ser identificados e classificados com a probabilidade de ocorrerem.
Riscos Biológico
São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças.
Riscos Químicos
É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde. Os danos físicos relacionados à exposição química inclui, desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndio ou explosão. Os danos à saúde pode advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.
Riscos Físicos
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc...
Riscos Ergonômicos
Os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc.
2. Regras e normas de funcionamento
Após se certificar das áreas de riscos no seu laboratório, é possível estabelecer regras e normas para a realização das funções de seus funcionários, priorizando sua segurança e resultados.
3. Sinalização
A sinalização do seu laboratório deve ser de fácil interpretação e visível para todos os seus funcionários. Dentre as principais sinalizações se encontram as Sinalizações de Emergência, Segurança, Obrigação e Proibição. Que será abordado no próximo artigo.
Fique de olho, os cuidados a serem tomados em seu laboratório não são poucos!