• Carla Pazin

Tecnologia em prótese dentária

A tecnologia veio para ficar, isso é fato!

E já temos muita tecnologia disponível para uso nos consultórios e laboratórios de prótese, não é mais uma estimativa para o futuro.


Hoje, a produção de um dente de porcelana leva menos de duas horas. A tecnologia se tornou aliada do profissional, os acertos são muito maiores e o paciente sente menos desconforto.


Hoje em dia, profissionais como dentistas, radiologistas, técnicos em saúde bucal, técnicos em prótese dentária, já fazem uso dessas ferramentas para melhoria dos processos.

Os laboratórios de prótese tem um aumento na produtividade e na qualidade da integração, consequentemente, nos lucros.

  • Informatização

Essa conectividade, na odontologia digital, trata-se de um fluxo de trabalho.

Com uso de ferramentas - que estão disponíveis e ao alcance de todos. Scanners Intra-orais, Softwares para desenhos (CAD), Softwares para comunicação com as fresadoras (CAM) e também para se comunicar com as Impressoras 3D, são alguns dos exemplos.

Com eles, os profissionais poderão realizar os trabalhos de maneira rápida e fazer parte deste novo contexto em processo digital.

  • Onde tudo se inicia

O começo de tudo é o escaneamento que digitaliza o material para dar início ao fluxo de digital.

O arquivo digital é enviado para o laboratório de prótese, com as informações necessárias para que o protético possa realizar o trabalho.


  • CAD-CAM

O CAD-CAM (Software e Fresadora) foi o primeiro sistema a surgir no mercado.

Um ponto negativo é que o software utilizado nessa comunicação entre o CAD e as fresadoras têm um valor de aquisição muito alto.


  • Impressoras 3D

O mesmo projeto do CAD pode ser enviado para uma Impressoras 3D. Podem ser feitas coroas, copings, placas de bruxismo, guias para cirurgia, mas tudo em resina. Não possui a versatilidade das fresadoras.

Hoje existe uma grande variedade de opções de impressoras 3D no mercado, com valores que variam entre 3.000 a 150 mil reais. Atende de baixa à alta qualidade no que diz respeito à produção das peças direcionadas à odontologia.

Neste caso, o que deve ser levado em consideração são as necessidades de cada profissional .


  • Fluxo Digital

Com essas 3 ferramentas (Scanner Intra-oral, CAD-CAM e Impressora 3D), criamos  um fluxo  de trabalho totalmente digital. Ele começa com o scaneamento, o arquivo (STL) é enviado para qualquer lugar que possua CAD-CAM. Os laboratórios possuem os softwares  específicos para fazer o desenho das próteses, que serão fresadas ou impressas, de acordo com a seleção e escolha dos materiais.


Muitos profissionais acreditam que nesse novo contexto são necessários grandes investimentos, mas a realidade não é bem essa!

No próximo artigo traremos algumas alternativas para você entrar de vez no fluxo digital.

6 visualizações

Urgtec Software para Protéticos

© 2020  copyrights by Urgtec LTDA

Parceiros

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Rua Jaguaré, 91 - Jaguaré - São Paulo - SP

05344-030

0800-878-0045 | 11 3297-9600